quinta-feira, 5 de março de 2015

estalos

A fogueira estalava e as canções embalavam a noite em um ritmo de alegria que há muito não se via, por vezes ficava difícil perceber o que aquecia mais, se a fogueira ou a amizade dos que ali estavam.
Em dias como esse o reconhecimento da felicidade que as pequenas coisas da vida trazem é algo natural, naquele momento, em volta da fogueira ouvindo o violão em uma roda de amigos, sei que nada mais é necessário para mim, é como um verbo intransitivo, não precisa de complemento, é perfeito.

Precisamos aproveitar momentos como esse ao máximo e esforçarmo-nos por criá-los, afinal se aquilo é o que é, como podemos não querer que seja mais vezes?

Para relacionamentos existem duas concepções, a de duas metades de uma laranja e a de dois inteiros que se complementam, acreditava na primeira e há pouco tempo mudei minha visão para a segunda, porém uma coisa que acredito que não irá mudar é o quanto concordo com essa frase: "Alegria compartilhada é alegria redobrada.", conviver é a melhor maneira de viver, auxilia-nos a melhor compreender as coisas e, inclusive, a nós mesmos, desde que estejamos com uma mentalidade que busque esta evolução de pensamento.
Penso que ambas concepções podem dizer respeito a mais do que um relacionamento romântico, afinal relacionamentos existem nos mais variados tipos, e se em todos buscarmos conviver com respeito, harmonia e zelo pelo outro, vejo nisto uma receita para uma boa vida.

2 comentários:

  1. Concordo com você meu caro, porém muitas vezes nos iludimos deixando a racionalidade de lado e agindo só com o coração, não acha...? Vejo isso em uma experiência em um relacionamento, a muito tempo via que certo já não dava mais, porém o meu sentimento pela pessoa (creio que a 1 paixão) sempre me fazia buscar por uma conciliação! Hoje compreendo melhor tudo isso e consigo ver como essa experiência me auxiliou positivamente, porém vejamos, eu passei momentos difíceis quase entrei em depressão e se não tivesse usado um pouco de sanidade teria vivido essa situação pra sempre quem sabe. Sou grato por ter conseguido sair dessa situação, mas pq será que algumas pessoas vivem isso pra sempre? Será só um merecimento?
    Pode haver um merecimento negativo?
    Ps: Belos textos por sinal.

    ResponderExcluir
  2. Creio que não podemos deixar nem a racionalidade nem o coração de lado, uma balança entre os dois é o ideal, até porque creio que uma pessoa que não consegue ser feliz sozinha, mesmo que ame alguém e esteja longe ou impossibilitado de estar com ela, não seria feliz só por estar com a pessoa. Gosto de uma frase que diz: "Cada um aceita o amor que acha que merece", talvez não seja um merecimento negativo da pessoa, mas sim uma perspectiva errada das coisas, uma culpa que lhe impede de seguir em frente ou uma visão das coisas como eram e não como são. Já me foi dito que muitas vezes "vemos o que queremos ver", talvez quando isto esteja acontecendo seja melhor se afastar e se recusar a ver, respirar e renovar nossa vida por nós mesmos e não pelos outros... Penso que quando alguém permanece em uma situação negativa por muito tempo ela não consegue realmente ver o problema, talvez por mentir para si mesmo, não posso dizer que sempre será isso, mas vejo que esta mentira, que contamos para nós mesmos, é a pior possível, pois nos impede de ter clareza para ponderarmos a maneira como agimos.
    Pode haver um merecimento negativo? Não sei ao certo, mas a minha crença é a de que o plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória, então se colhemos coisas ruins é porque em algum momento do nosso caminhar as plantamos, mesmo sem ter consciência...

    Grato pela resposta! :)

    ResponderExcluir